quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Príncipe - Nicolau Maquiavel

Vou postar aqui um pouco do meu trabalho de história sobre o livro "O Príncipe" onde li e comentei sobre os pensamento de Maquiavel. Vamos lá!

O livro “O Príncipe” se inicia com uma definição de Maquiavel sobre os principados e de que modo elas se adquirem, como citado no trecho:
“Todos os Estados, todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados. Os principados são: ou hereditários, quando seu sangue senhorial é nobre há já longo tempo, ou novos.” (Capítulo I).
O que ele quis dizer com isso foi que o Estado cujo chefe tem o título de príncipe pode ser assim, por motivo de que há tempos já se governava assim, mas isso não impede de um Estado decidir se tornar principado mesmo sem antes ter esse tipo de governo.


“Digo, pois, que para a preservação dos Estados hereditários e afeiçoados à linhagem de seu príncipe, as dificuldades são assaz menores que nos novos, pois é bastante não preterir os costumes dos antepassados e, depois, contemporizar com os acontecimentos fortuitos, de forma que, se tal príncipe for dotado de ordinária capacidade sempre se manterá no poder, a menos que uma extraordinária e excessiva força dele venha a privá-lo; e, uma vez dele destituído, ainda que temível seja o usurpador, volta a conquistá-lo.” (Capítulo II).
O trecho ele explica que é muito mais difícil nos Estados novos do que nos que já exerciam esse governo. E diz também que um príncipe eficiente e capaz, dificilmente irá deixar o poder e mesmo se deixar, é muito provável que o mesmo volte a conquistar.


“Deve, ainda, quem se encontre à frente de uma província diferente, como foi dito, tornar-se chefe e defensor dos menos fortes, tratando de enfraquecer os poderosos e cuidando que em hipótese alguma aí penetre um forasteiro tão forte quanto ele.” (Capítulo III)
À frente de uma província diferente é indispensável um defensor, alguém que não deixe alguém mais forte do que ele entrar no seu território. O mesmo tem o dever de enfraquecer os mais fortes e cuidar dos menos fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga @_AleexSandeer